Hoje falaremos de dois seriados legais sobre helicópteros. Águia de Fogo e Trovão Azul.
Águia de Fogo (Airwolf, no original... então porque "águia"??) foi um seriado de 1984 (estreou no dia 22 de Janeiro) que teve 55 episódios inicialmente e do mesmo criador de Magnum, Donald P. Belisario, influenciado pelo filme Trovão Azul que também deu origem a uma série (que vamos falar a seguir).
O seriado fala sobre as aventuras de um helicóptero de alta tecnologia usados por um grupo de pilotos que cumprem missões para a Firma, uma divisão secreta do governo norte-americano. O helicóptero dispõe de velocidade supersônica, câmeras infra-vermelhas, sistema de vigilância, computadores, canhões, mísseis, e toda tecnologia que os anos 80 podiam criar. Tudo começa quando o Águia de Fogo, que foi desenvolvido como arma secreta do governo, é roubado por seu inventor, que destrói os planos originais, tornando impossível a construção de outros iguais.
Um dos diretores da Firma, Michael Coldsmith-Briggs III, chamado de Arcanjo, convoca o piloto de teste do Águia de Fogo, Stringfellow Hawke (Jan-Michael Vincent), para tentar recuperá-lo. Hawke aceita a missão pedindo em troca que eles localizem seu irmão, Saint John, que desapareceu no Vietnã. Hawke consegue reaver o helicóptero, com a ajuda de seu melhor amigo Dominic Santini (Ernest Borgnine), mas o escondem em montanha no deserto (como??) e só o devolverão a Firma quando o irmão de Hawke for encontrado.
O Arcanjo aceita, contanto que ele pilote o Águia de Fogo para cumprir missões de interesse nacional. Então Hawke, Dominic e Marella (Deborah Pratt), enquanto enfrentam missões perigosas, continuam também a procurar Saint John. Já na terceira temporada, a vida pessoal do ator Jan-Michael Vincent, começou a ficar conturbada, com envolvimento com bebidas, drogas e frequentes brigas conjugais, o que causou problemas a produção da série. Apesar disso, esta temporada ainda conseguiu oferecer bons episódios, e ao seu término em 86 a CBS encerrou a série. Depois do cancelamento, o canal a cabo USA Network adquiriu os direitos e produziu 24 novos episódios exibidos até 1988, totalizando 79 episódios. Devido aos altos contratos alguns personagens foram substituídos. Entraram na série St. John, até então desaparecido e Jo Santini a sobrinha do Dominic. Completando o time estava Geraint Wyn Davies como major Rivers. A Firma, de repente e sem explicação nenhuma, passa a ser chamada de "A Companhia" tendo Jason Locke (Anthony Sherwood) como o novo contato. Com efeitos cada vez mais toscos e histórias confusas, a série teve o seu fim definitivo em 1987.
No Brasil o seriado estreou na Rede Globo em 1985 e alcançou uma boa repercussão. Na época a empresa de brinquedos Glasslite (lembram?) lançou o helicóptero Águia de Fogo, com os pequenos personagens do seriado. Anos mais tarde a Rede Record adquiriu os direitos do seriado e passou a reprisá-lo.
Trovão Azul (Blue Thunder), filme de 1983, onde Frank Chaney (James Farentino) é o piloto de um super helicóptero que possui as mais modernas armas de destruição, até que ele descobre uma terrível trama política e, torna-se alvo de uma intensa perseguição. O filme dirigido por John Badham (Alta Tensão), recebeu uma indicação ao Oscar e acabou virando seriado, numa época em que a tvs norte-americana estava repleta de seriados com máquinas especiais.
A série continuou contando as aventuras de um grupo especial da polícia de Los Angeles que fazia uso do helicóptero Trovão Azul, para combater o crime e conspirações contra o governo. (hum?). O Trovão Azul era equipado com câmeras, computadores, modo de vôo camuflado, alta velocidade e com as mais poderosas armas em desenvolvimento.
O grupo (este sem nome) era formado por Frank Chaney, um tenente da polícia de Los Angeles, um policial novato chamado Clinton "Jafo" Wonderlove, o capitão Ed Braddock e a dupla Richard "Ski" Butowski e Lyman "Bubba" Kelsey que dirigiam uma van e faziam parte da equipe terrestre de apoio ao Trovão Azul. Mas diferente de seu concorrente Airwolf a série não deslanchou e morreu com apenas 11 episódios. Foi ao ar no Brasil pela Globo e depois pela falecida e saudosa TV Manchete (saudades).