Soul Edge é o primeiro jogo da série Soul. Desenvolvido e publicado pela Namco, foi lançado, para os Arcades em Abril de 1996 no Japão. Alguns meses depois (em junho), a Namco soltou uma nova versão com nome de Soul Edge Ver. II, feita para os jogadores que acharam o original muito “hardcore” e que diziam que o chefão final era quase impossível de vencer.
Hwang (que inicialmente era apenas uma versão do Mitsurugi para a versão coreana do jogo) foi introduzido para os jogadores japoneses com uma nova lista de golpes, Cervantes tornou-se um personagem jogável, e todos os personagens receberam melhoras nos movimentos.
Mais tarde, o jogo foi lançado para o PlayStation, sendo renomeado para Soul Blade na Europa, na América do Norte e na Austrália. Soul Edge foi amplamente ofuscado pela sua seqüência, o famoso Soul Calibur, que foi considerada como o ponto inicial da série em 1999, com várias seqüências e uma história pra lá de complexa.
Soul Edge é o nome da espada demoníaca, da qual a série se baseia (na verdade mais este episódio, pois logo teríamos a introdução da Soul Calibur e Soul Edge macho e fêmea e etc... esse é outro assunto). Foi o segundo jogo de luta em 3D a apresentar personagens que utilizavam armas, mesmo porque colocar armas em personagens de luta já não era um conceito original (Samurai Spirits já estava lá).
A Namco criou um excelente conceito de combate baseado em armas implementando a importância da distância na jogabilidade. Os personagens mais lentos, com armas de longo alcance, tentam atingir o oponente com um imenso impacto de certa distância, em quanto que o personagem rápido e com armas pequenas (ou de curto alcance) tenta chegar o mais próximo possível do oponente para assim o atingir com ataques rápidos. Porém, certos movimentos também influenciam no alcance das armas e vária novas estratégias podem ser criadas.
Versão original de arcade:
· Mitsurugi (posto como Hwang na versão coreana)
· Siegfried
· Taki
· Li Long
· Sophitia
· Rock
· Seung Mina
· Voldo
Soul Edge Ver. II:
· Hwang
· Cervantes de Leon
Versão para console:
· SoulEdge
· Han Myong
· Siegfried! – Siegfried quando foi possuído pela Soul Edge no seu final ruim. Este conceito foi usado, mais tarde, para criar o Nightmare.
· Sophitia! – Sophitia sem armadura, tirado de seu final.
· Sophitia!! – Sophitia vestindo uma roupa de mergulho, tirado de seu final alternativo.
Bom, eu joguei esse jogo até os dedos criarem calos e sou fã absoluto da série até hoje. Foi um game muito importante na minha história e na história dos games também, e a versão console possuí, na minha humilde opinião, a melhor intro de todos os tempos. É isso.
"Transcending history and the world, a tale of soul and swords eternally told..."
By Roger "The Edge" Himura