A Himusky tem como prioridade preservar e relembrar mídias antigas. Também editamos e criamos vídeos dos quais gostamos de compartilhar. Aproveitem bem e não esqueçam de comentar.

Atenciosamente:

Equipe Himusky:

Roger Himura

Vlady Polansky

himusky@bol.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dominantes, Às Ordens!!!


Spectreman (Supekutoruman; no Japão) é uma série de TV do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente na TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Spectreman teve 63 episódios.
O seriado contava a luta de Spectreman contra o genial cientista Dr. Gori (a macaca loira) e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além do dilema  bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição (os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima).

No primeiro episódio, um homem (Kenji) que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as nuvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a uma ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
Kenji na verdade é um robô alienígena construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos (devia ser em países subdesenvolvidos também, inclusive  o nosso)  contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.

Para que o andróide não fosse identificado pelos terráqueos, tinha a capacidade de se transformar em ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Mas ele não ficou só na boa investigando o lixo pois logo aparece nosso amigo Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e Karas. Ambos do planeta Épsilon, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.
A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, e seus monstros e a gente já sabe o resto.

No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record, à noite, no final dos anos 70 (eu não sou dessa época), sem muito sucesso. Spectremen conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT). O início ainda foi fraco, mas em 86, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido dentro do programa do Bozo. Ainda seria exibido no Tv Poww! (aquele do joguinho tosco por telefone que a galera dizia “pow” e a “navezinha” atirava, com o Paulo Barbosa,  Luis " Bozo" Ricardo e Mara, lembram?) e no Show Maravilha. A última exibição ocorreu em 1989. 

Segue a abertura nacional (lógico):


Nenhum comentário:

Postar um comentário